terça-feira, 11 de novembro de 2014

baralho cigano e seus significados





é o método de adivinhação que usa cartas como baralho. Usa-se o baralho para prever o futuro e ajudar nas decisões a sere



m tomadas. Muito consultada pelos antigos para resolver problemas.
Assim como o Tarot, pouco se sabe da origem desse método divinatório e sua vinda para o Ocidente. Estudiosos afirmam que foi através dos ciganos, oriundo da China antigo, onde era um dos métodos mais utilizados pelo imperador S'uen-Ho, em 1120 depois de Cristo, que a Cartomancia chegou até nós. Outros, entretanto, dizem que foi pelas mãos dos árabes, quando dominaram a Península Ibérica.
As cartas da época eram feitas de material rudimentar, com fibras de madeira ou de plantas, e tinham um caráter de consulta mais oracular do que divinatório. (Por volta do século XVI), toda a Europa conhecia o real valor das previsões da Cartomancia.
Em Portugal, fique-se sabendo, esta prática sempre foi comum. Nomeadamente na Região Norte que até há bem pouco tempo não tinha contacto com outro tipo de oráculos, como o tarot, bem mais recente.
Já no sul de Portugal, o tarot teve uma aceitação maior e mais rápida, apesar de a cartomancia estar no topo das preferências, como arte divinatória.
Prova disso são as inúmeras pessoas que conhecem e praticam esta arte, passando o conhecimento de geração em geração, apesar de muitas vezes omitido, não revelado por receio de criticas ou preconceitos.
Alvo de uma procura constante, porque o homem sempre teve curiosidade em conhecer o seu futuro, e ter consciência das melhores opções que lhe avizinham, esta arte não tende a desaparecer mas a expandir-se, como alias, todo o tipo de oráculos, pois o acesso à informação é cada vez maior e as publicações disponíveis no mercado são igualmente crescentes.
Para além deste fator, a noção de que a liberdade religiosa deve ser cumprida, a diversidade cultural e humana muito tem contribuído para uma mescla enorme de escolhas e conhecimentos místicos". (http://sentidocigano.com.br/historias_1.html)  

Baralho Cigano é composto por 36 cartas e suas figuras têm significado psicológico e cósmico. As cartas do tarot cigano representam as forças vivas da natureza e ilustram situações do cotidiano. As cartas ciganas são um oráculo que ajuda a desenvolver a percepção, com interpretações feitas através da intuição e da observação.
http://www.astrocentro.com.br/
Baralho cigano, significado e imagens segundo Valentine Sampayo.
BARALHO CIGANO O CAVALEIROBARALHO CIGANO
 CARTA 1- O CAVALEIRO
Simbologia: Representa um homem em ação e em busca de sabedoria. Capacidade de mudar o rumo das coisas.
Mensagem: Vá em busca dos seus objetivos.Se rodeada por cartas negativas; sua sorte está ameaçada.
MENSAGEM 2: Alegrias e concretizações chegando rapidamente, para o lado negativo, obstáculos, pedras no caminho, dificuldades em atingir objetivos. Essas dificuldades já existem ou chegarão também rapidamente.


BARALHO CIGANO  OS OBSTACULOS
BARALHO CIGANO
 CARTA 2- OS OBSTÁCULOS
Simbologia: Significa tropeços e obstáculos em sua vida, trazendo uma total desorientação, porém, com problemas passageiros.
Mensagem: Dificuldades passageiras serão resolvidas, pois o consulente possui sabedoria para enfrentar os problemas.
MENSAGEM 2: Dificuldades, analise bem os fatos para ter certeza deles, antes de tomar qualquer atitude. Certa incerteza, instabilidade na situação, mas passageira, tudo se resolverá depois.


BARALHO CIGANO  O NAVIO
BARALHO CIGANO
 CARTA 3- O NAVIO
Simbologia: Esta carta cigana representa transformações em todas as direções, enfatiza a importância de ser perceptivo aos seus sentimentos e intuição.
Mensagem: Mudanças positivas em todos os aspectos.
MENSAGEM 2: Mudanças a caminho, portanto não serão tão rápidas. Pode significar também viagens longas, não necessariamente de navio. Essa carta diz que as coisas e situações atuais mudarão, dependendo das cartas vizinhas, serão mudanças para melhor ou nem tanto. Neste caso e em todo o jogo a taróloga deve usar sua intuição porque nem tudo o que precisamos dizer a consulente está exatamente nas cartas, muitas informações vem de forma intuitiva, complementando as cartas.


BARALHO CIGANO  A CASA
BARALHO CIGANO 
CARTA 4- A CASA
Simbologia: Esta carta significa o pleno equilíbrio, o amor e o apoio familiar.
Mensagem: Apoio de familiares para obter sucesso. Seu ponto negativo é quanto a necessidade de estar sempre alerta com as pessoas ao seu redor.
MENSAGEM 2: Seu lar ou equilíbrio interior, dependendo das cartas vizinhas. Se a pergunta foi sobre família, fala do lar se foi sobre emoções e sentimentos, entra o significado do interior da pessoa, que pode estar em equilíbrio ou desequilíbrio.


BARALHO CIGANO  A ARVOREBARALHO CIGANO
CARTA 5- A ÁRVORE
Simbologia: Esta carta cigana representa fertilidade energias positivas, força e vitalidade. Representa também que a pessoa cria raízes no local onde está.
Mensagem: Tudo o que você faz hoje colherá no futuro. Portanto sempre plante o bem.
MENSAGEM 2: Colheita de bons frutos, tudo o que plantou em relação a sentimentos e relacionamentos, chegou o momento de colher e isso pode ser negativo ou positivo, dependendo das cartas vizinhas. Também fala de espiritualidade se a pergunta se refere a isso.



BARALHO CIGANO  AS NUVENSBARALHO CIGANO 
CARTA 6- AS NUVENS
Simbologia: Esta carta significa instabilidade emocional, confusão e indecisão, mudanças acontecerão lentamente.
Mensagem: O consulente não consegue enxergar qual o caminho a seguir, deixe que as mudanças ocorram normalmente.
MENSAGEM 2: Se o momento é de crise/tempestade essa carta se refere ao momento presente, mas depois da tempestade vem a bonança, então tudo faz parte de nossa vida, altos e baixos. Procure priorizar o lado positivo das cartas num jogo, pois nosso objetivo é de auxílio e não de desanimar o consulente.


BARALHO CIGANO A COBRABARALHO CIGANO 
CARTA 7- A COBRA
Simbologia: Carta negativa que representa traição, discórdias e perdas.
Mensagem: Tome cuidado com todas as pessoas ao seu redor.
MENSAGEM 2: Sexualidade exacerbada, sensualidade, vida sexual de um casal. Para o lado negativo, fala de traição, mas não leve ao pé da letra porque podemos também trair em pensamento, o que significa que a traição não foi concretizada. Falsidade e fofocas. Cuidado com esse assunto, traição, tarólogas também erram e não sabemos quem estamos atendendo, se for uma pessoa equilibrada terá um jeito positivo de olhar para essa hipótese, já se for desequilibrada e ciumenta, poderá tomar atitudes repreensíveis baseadas no que a taróloga disser.

BARALHO CIGANO  O CAIXAOBARALHO CIGANO
 CARTA 8- O CAIXÃO
Simbologia: Representa o fim e o recomeço, refere-se a forças ocultas que podem levar a destruição, mas também a evolução.
Mensagem: Tanto as mudanças boas, quanto as ruins, são necessárias para modificar ao estado de inércia  do consulente.
MENSAGEM 2: Transformação profunda numa situação, mudança radical. Finalização de situações que nada mais podem nos acrescentar,  abertura de caminhos para o novo, resolva o que está pendente no passado e enterre o que nada trouxe de positivo. Se a pergunta for sobre saúde, cuidado. Nem sempre esta carta se refere à morte física de alguém e vida e morte quem comanda é Deus, não uma taróloga.

BARALHO CIGANO  O BUQUEBARALHO CIGANO CARTA 9- O BUQUÊ
Simbologia: Representa alegria e beleza, observe as mensagens que vem através de sonhos, pois, indicam realização de tudo o que você deseja.
Mensagem: Realização em todos os setores da vida
MENSAGEM 2: Alegrias, reuniões, festas, comemorações. Melhor carta deste baralho, qualquer carta negativa que saia ao seu lado, é anulada automaticamente em seu significado negativo.


BARALHO CIGANO  A FOICEBARALHO CIGANO 
CARTA 10- A FOICE
Simbologia: Representa perigo, destruição, transformação e desprendimento, perda dolorosa e rompimentos bruscos.
Mensagem: Esta lamina traz perigos em geral e separação conjugal.
MENSAGEM 2: Corte, necessidade de cortar pessoas ou situações da nossa vida, que em nada estão nos acrescentando como seres humanos em evolução. Para o lado positivo significa que o plantio foi feito e que é preciso aguardar a colheita, então as coisas que se deseja não virão tão rapidamente, tudo tem seu tempo. Para o lado negativo, fala de perdas, rupturas, fim de relacionamentos tanto profissionais quanto amorosos, mas sempre para nosso bem, então tem que se ver aqui que tudo o que nos acontece na vida é para nosso melhor, embora não encaremos desta forma quando temos uma perda.

BARALHO CIGANO  O CHICOTEBARALHO CIGANO
 CARTA 11- O CHICOTE
Simbologia: Representa a força, a justiça, disputas e aborrecimentos.
Mensagem: Use a diplomacia e a inteligência, um bom acordo é melhor que uma boa briga.
MENSAGEM 2: Lado negativo: problemas espirituais, contrariedades, obstáculos, pessoas que não são confiáveis estão ao nosso redor, cautela com palavras e atitudes. O positivo fala de obstáculos que já terminaram, foram vencidos e confirma que embora sempre estejamos sujeitos a eles na vida, temos toda a capacidade de vencê-los, nada é fatalista e definitivo, é tudo passageiro. São lições necessárias para que possamos analisar erros passados e aprendermos a não mais cometê-los.

BARALHO CIGANO  OS PASSAROSBARALHO CIGANO
 CARTA 12- OS PÁSSAROS
Simbologia: Indica que tudo que for de seu merecimento vem na hora certa, sinal de boas noticias chegando.
Mensagem: Tenha respeito pelo seu cônjuge e não o sufoque com ciúmes.
MENSAGEM 2: Relacionamento sentimental ou fraterno, carta positiva. Perto da carta da serpente denota cumplicidade e complementação entre o casal, no sentido sexual. Harmonia.


BARALHO CIGANO  A CRIANÇABARALHO CIGANO
 CARTA 13- A CRIANÇA
Simbologia: Representa felicidade, esperança, alegria e principalmente a inocência.
Mensagem: Boas novas estão próximas de acontecer, saiba aguardar.
MENSAGEM 2:  Coisas novas estão para acontecer na situação, em geral para melhor. Jovialidade, pureza de intenções e sentimentos. Pode significar gravidez dependendo das cartas vizinhas. Se sair perto da carta do Rato, fala de problemas existentes mas que ainda são pequenos e sem importância, porém devem ser encarados para que não piorem e tragam outras conseqüências

BARALHO CIGANO  A RAPOSABARALHO CIGANO
CARTA 14- A RAPOSA
Simbologia: Representa as armadilhas da vida, tome cuidado com pessoas ou situações enganosas.
Mensagem: Não seja tão crédulo com as pessoas ao seu redor, pois está lidando com situações de traição e deslealdade.
MENSAGEM 2: Cautela com pessoas ou situações. Pode significar que  pessoa tem o domínio da situação, é esperta e sabe lidar com ela. Para o lado negativo, fala em pessoas falsas que podem ter segundas e terceiras intenções em relação a pessoa que está se consultando com as cartas. Tudo dependerá da pergunta que tenha sido feita.

BARALHO CIGANO  O URSOBARALHO CIGANO 
CARTA 15- O URSO
Simbologia: Esta carta mostra claramente a falsidade de seus amigos e inveja.
Mensagem: Tome cuidado com falsos amigos.
MENSAGEM 2: Inimigos espirituais ou encarnados, que convivem conosco. A pessoa te dá a impressão de ser confiável, mas não hesitaria em puxar seu tapete se fosse do interesse dela. Rodeado de cartas positivas, significa amigos que te protegem e te defendem, podem ser tanto encarnados quanto desencarnados.

BARALHO CIGANO  A ESTRELABARALHO CIGANO 
CARTA 16- A ESTRELA
Simbologia: Sorte, força espiritual, intuição, superação de obstáculos e realização dos sonhos.
Mensagem: Tenha fé em suas intuições está na iminência de alcançar tudo o que almejou.
MENSAGEM 2: Fé, espiritualidade, bons amigos desencarnados, proteção espiritual, canal aberto com o plano espiritual, mediunidade que pode aflorar ou já está aflorada. Para o lado negativo, fala em problemas e inimigos espirituais, obsessões de espíritos desencarnados, auto-obsessão  da consulente contra ela mesma, alimentar pensamentos negativos é uma auto-obsessão. Pede aqui que a pessoa se volte para Deus e ore mais, se proteja mais e que comece a autoanalisar sua conduta diária, pois tudo o que plantou ou planta colherá futuramente, tanto boas sementes quanto más.

BARALHO CIGANO  A CEGONHABARALHO CIGANO
 CARTA 17- A CEGONHA
Simbologia: Novidades, surpresas estão por vir, período de fertilidade, renovação em todos os sentidos.
Mensagem: Caminhos abertos para novas experiências e prósperos empreendimentos, novidades estão chegando.
MENSAGEM 2: Novidades chegando rapidamente, mudanças e junto com a carta da Criança pode estar se referindo a gravidez. Carta positiva.


BARALHO CIGANO  O CACHORROBARALHO CIGANO CARTA 18- O CACHORRO
Simbologia: Fidelidade, lealdade e proteção. Você está rodeado de verdadeiros amigos.
Mensagem: Você pode confiar nas pessoas que te rodeiam.
MENSAGEM 2: Amigos fiéis, honestos e que estão ao seu lado para o que der e vier. Para o lado negativo, o contrário se dá.


BARALHO CIGANO  A TORREBARALHO CIGANO
 CARTA 19- A TORRE
Simbologia: Representa seu eu verdadeiro, a busca do autoconhecimento e da elevação espiritual.
Mensagem: Você tem todas as respostas dentro de si, procure as soluções em seu interior.
MENSAGEM 2: Introspecção, estar em fase pensativa, analítica da vida e das situações. Firmeza em buscar a concretização de objetivos, equilíbrio diante dos desafios da vida.


BARALHO CIGANO  O JARDIMBARALHO CIGANO
 CARTA 20-O JARDIM
Simbologia: Esta carta representa nossas colheitas e todas as sementes que plantamos colheremos em nosso futuro próximo.
Mensagem: É hora de você colher tudo o que plantou.
MENSAGEM 2: Família harmônica, união, alegrias em grupo, bom trabalho em equipe, dá a ideia de grupo e não de uma pessoa sozinha numa situação. Também pode sugerir que a pessoa se volte mais para a natureza, mexer com terra, plantas.


BARALHO CIGANO  A MONTANHABARALHO CIGANO CARTA 21-A MONTANHA
Simbologia: Representa a justiça, a força e principalmente a perseverança.
Mensagem: Se agir com sabedoria conseguirá contornar seus obstáculos.
MENSAGEM 2: Obstáculos, empecilhos, mas perfeitamente superáveis. Pede perseverança, fé. Só valorizamos o que conquistamos por nós mesmo, não o que cai do céu, então não desista diante dos obstáculos, siga em frente. Carta positiva.


BARALHO CIGANO  O CAMINHOBARALHO CIGANO
 CARTA 22- O CAMINHO
Simbologia: Caminhos abertos e existem saídas para todos os lados, use seu livre arbítrio e faça a escolha certa.
Mensagem: Você esta no rumo certo para realizar os seus sonhos. Seja feliz.
MENSAGEM 2: Recomenda a busca de novos caminhos e soluções para problemas existentes, pode já confirmar que o novo caminho foi conquistado, a busca já foi feita. Mudanças de rumo, de objetivos e ideais. Sucesso no final da jornada. A vida é uma estrada tortuosa, mas todos podemos caminhar por ela seguros de que Deus está no leme.

BARALHO CIGANO  O RATOBARALHO CIGANO
 CARTA 23- O RATO
Simbologia: Problemas de saúde, perdas, roubos, rapidez de raciocínio e conhecimento.
Mensagem: Uma grande desilusão pode acontecer com pessoas em quem você confia.
MENSAGEM 2 : Perdas que podem ser de energia ou materiais, doenças podem advir, estresse, propensão a depressão, vazio interior,  ambiente do lar pesado, necessitando de orações e proteção.


BARALHO CIGANO  O CORAÇÃOBARALHO CIGANO
 CARTA 24- O CORAÇÃO
Simbologia: A paixão, emoções fortes, amor fraternal, solidariedade universal e felicidade estão presentes em sua vida.
Mensagem 2: Você viverá uma grande paixão repentina, cuidado com o desequilíbrio emocional e principalmente espiritual, pois os momentos de paixão são encarados como uma doença do coração.



BARALHO CIGANO  O ANELBARALHO CIGANO
 CARTA 25- O ANEL
Simbologia: Parceria, casamento e união duradoura, possibilidade de parceria comercial.
Mensagem: Qualquer parceria seja comercial ou amorosa será duradoura.
MENSAGEM 2: Sociedade que pode ser profissional ou no que se refere a sentimentos, se  referir-se a um relacionamento. Mostra união, afinidade de personalidade, objetivos, interesses mútuos, auxílio, ajuda, a pessoa não está sozinha, está amparada. Cumplicidade, entendimento. Formalização/oficialização de uma união se estiver perto da carta dos Livros (Número 26).

BARALHO CIGANO  OS LIVROSBARALHO CIGANO CARTA 26- OS LIVROS
Simbologia: Busca de sabedoria, estudos, conhecimento e reflexão.
Mensagem: Você deve continuar seus estudos e terá sucesso em provas e concursos.
MENSAGEM 2:  Estudos, cursos, aprendizado, conhecimento, sabedoria, segredos ou coisas ocultas podem vir a tona, reflexão.


BARALHO CIGANO  A CARTABARALHO CIGANO
 CARTA 27- A CARTA
Simbologia: Indica seu poder de comunicação. É um aviso para guardar seus segredos, mantenha  boca fechada.
Mensagem: Noticias a caminhos podendo ser boas ou ruins.
MENSAGEM 2: Notícias chegando de certa forma, rapidamente, esclarecimento de dúvidas existentes sobre uma situação ainda não muito bem compreendida, comunicação, diálogo, situação nova.


BARALHO CIGANO  O CIGANOBARALHO CIGANO 
CARTA 28- O CIGANO
Simbologia: Anuncia a chegada de pai, filho, marido, namorado ou amigo, representa a figura protetora do homem.
Mensagem: Se esta carta cair para uma mulher, representa o relacionamento com um homem maduro, e se cair para um homem representa a própria figura do consulente.
MENSAGEM 2: Um homem jovem ou não, dependendo da pergunta da consulente ou da intuição da taróloga. Pode ser o próprio consulente se este for homem.

BARALHO CIGANO  A CIGANABARALHO CIGANO
 CARTA 29- A CIGANA
Simbologia: Representa a jovialidade, os mistérios e a falsidade, confusões e fofocas entre mulheres. Representa também a aproximação da mãe, esposa, filha, namorada ou amiga.
Mensagem: Se esta carta cair para uma mulher, representa a própria consulente e se cair para um homem representa o relacionamento com uma mulher bonita e exuberante, ideal para sua vida.
MENSAGEM 2: Uma mulher jovem ou não, dependendo da pergunta feita ou da intuição da taróloga. Pode ser a própria consulente se esta for mulher.

BARALHO CIGANO  O LÍRIOBARALHO CIGANO
 CARTA 30- OS LIRIOS
Simbologia: Significa paz interior, tranqüilidade e felicidade plena.
Mensagem: Os problemas finalmente foram superados e você pode desfrutar de sua tranqüilidade.
MENSAGEM 2: Pode estar se referindo a mágoas e ressentimentos numa relação, seja qual for, profissional, sentimental, familiar. Mostra por outro lado, pureza, boa vontade, pessoa esforçada, que dá o seu melhor nas situações. Pessoa fácil de lidar no dia a dia, porque tende para a compreensão dos fatos e pessoas com facilidade.

BARALHO CIGANO  O SOLBARALHO CIGANO 
CARTA 31- O SOL
Simbologia: Representa a carta mais positiva do baralho cigano trazendo consigo a energia positiva, o crescimento e a força divina.
Mensagem: Você é um iluminado, tudo o que você fizer sempre dará certo. Poder espiritual, intelectual e principalmente financeiro.
MENSAGEM 2: Sucesso, boa energia espiritual, pessoa otimista, agradável de conviver, bons fluidos. Negativamente fala de ilusões, aparências, decepções, idealizações infundadas que acabam por trazer frustrações. Nem tudo o que reluz é ouro.


BARALHO CIGANO  A LUA BARALHO CIGANO
 CARTA 32- A LUA
Simbologia: Representa intuição, angústias, medos contidos, dúvidas e forças ocultas.
Mensagem: Sua intuição aflorada faz com que você cresça em todas as direções, mas deve ter cautela ao lidar com o desconhecido.
MENSAGEM 2: Intuição, pode apresentar o dom da vidência no decorrer da vida, pede discrição em atos e palavras, mais observe do que fale, reserva, introspecção, um acontecimento inesperado. Perto da carta da Cegonha ou da Criança, pode significar uma gravidez inesperada e se estiver com outras cartas negativas, a gravidez além de inesperada, dá a entender que também é indesejada.

BARALHO CIGANO  A CHAVEBARALHO CIGANO
 CARTA 33- A CHAVE
Simbologia: Representa o sucesso, é a chave que abre as portas para os dias melhores que estão por vir.
Mensagem: A chave do sucesso está em suas mãos, aguarde momentos de realizações.
MENSAGEM 2: Certeza de solução de problemas ou dificuldades na solução dos mesmos dependendo das cartas que a rodeiam. A solução existe e pode estar dentro de você mesma. O fato é que garante a solução, a abertura dos caminhos para que a solução venha.


BARALHO CIGANO  OS PEIXESBARALHO CIGANO 
CARTA 34- O PEIXE
Simbologia: Representam bens materiais, negócios e multiplicação nos lucros.
Mensagem: Significa grandes lucros e bons negócios, mas, se estiver rodeadas por cartas negativas representa perdas financeiras.
MENSAGEM 2: Dinheiro, lucros, realizações financeiras, bons negócios, valorização da pessoa como profissional pelos seus superiores.  Prosperidade. Fartura. Negativamente fala de prejuízos, perdas, dificuldades, dívidas não quitadas.


BARALHO CIGANO  A ANCORABARALHO CIGANO
 CARTA 35- A ÂNCORA
Simbologia: Esta carta do baralho cigano representa segurança material e autoconfiança.
Mensagem: Para os negócios estabilidade, para o amor sinal de relacionamento solido, para sua vida momento não favorável a mudanças.
MENSAGEM 2: Estabilidade, concretização de objetivos, mesmo que isso tenha demorado ou possa demorar a acontecer. Para o lado negativo, tudo ao contrário, por mais que faça sua sensação é a de não estar sendo suprida em suas necessidades ou sonhos, acha que tudo está sendo ou foi em vão. Desânimo. Desmotivação.

BARALHO CIGANO A CRUZBARALHO CIGANO
 CARTA 36-A CRUZ
Simbologia: Representa vitorias em geral com sacrifícios e obstáculos no seu caminho.
Mensagem: Tudo o que vem com sacrifício, vem para ficar.
MENSAGEM 2:  Lei de Causa e Efeito em curso, ação e reação. Carma, obstáculos necessários a nossa evolução, resgates, dívidas que devem ser quitadas, mas nada tem a ver com dinheiro e sim,  com nosso lado moral. Dificuldades, percalços no caminho, tropeços, tudo parece difícil, parece não deslanchar. Mas a mesma carta dá a certeza de vitória no final, diz que tudo valerá a pena, será por merecimento, na hora certa, portanto siga em frente.

Mensagem: As cartas do baralho cigano apesar de terem cada uma o seu significado especifico, num jogo são consideradas em conjunto, ou seja, consideramos todas as cartas que saem no jogo de acordo com a ordem em que são sorteadas e analisando  a situação como um todo. Nunca o significado de uma única carta é a resposta determinante na vida de uma pessoa.

Por fim, quando uma carta diz que obteremos o resultado desejado, isso não quer dizer que as coisas virão exatamente do jeito que esperamos. Muitas vezes é necessário passarmos por determinadas situações para obtermos o resultado tão esperado lá na frente, essas situações nem sempre são agradáveis, mas é só sofrendo todo o processo que aprendemos a dar valor as coisas boas que estão por vir, por isso o essencial é nunca perder a fé e sempre acreditar que tudo se dará da melhor maneira e de acordo com as Leis Universais.

Valentine Sampayo


http://baralhocigano.art.br/

4 comentários: